terça-feira, 30 de março de 2010

É o professor que ensina ou é o aluno que aprende

     Gosto muito de uma frase de Guimarães Rosa “Mestre não é aquele que ensina, mas sim aquele que de repente aprende”. Esta frase pode ser transposta e a partir dela podemos começar o nosso raciocínio acerca da reflexão proposta.
     Dentro do processo de ensino aprendizagem não existe uma hierarquia pré-definida, o professor não é detentor de todo o conhecimento e o aluno não é um simples receptor de tudo aquilo que o professor tem a passar. Tanto aluno como professor participam ativamente do processo de construção do conhecimento, ambos aprendem ou apreendem e também ensinam.
Na educação do século 21 não se pode conceber a educação como algo passivo, mas sim como um processo em constante construção e é claro bastante dinâmico. Atualmente não se pensa em educação sem a participação ativa e em sincronia entre aluno e professor. O aluno participa ativamente da construção do seu próprio conhecimento, o aluno busca, pesquisa, se informa e também informa. O professor media as ações, contribuiu para o andamento do processo de ensino-aprendizagem, ensina, mas também aprende.
     O professor também aprende, não poderia ser diferente, pois o aluno não é uma tábula rasa, o aluno possui consigo conhecimentos ao qual classificamos como conhecimentos prévios, conhecimentos estes que podem ser formais ou informais, produtos do senso comum, da convivência em sociedade ou até mesmo oriundos das mais diversas fontes de informação e de produção de conhecimento.
     Na educação do século 21 o professor não apenas ensina e o aluno aprende, há neste processo uma intensa e dinâmica troca de informações ou conhecimento. Ambos aprendem, ambos ensinam. E dessa forma é construído novos saberes e é dessa forma que os saberes são compartilhados.
     O professor que pensa e age dessa forma com certeza terá bons frutos em sua prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário