A Educação Ambiental deve visar à formação de alunos críticos, capazes de refletir, questionar e se posicionar diante de problemas que, direta ou indiretamente, lhes dizem respeito.
Desde as primeiras civilizações o homem interage com tudo que o cerca, seja no meio físico ou com outros seres vivos. Dentre estas interações está a interação entre o homem e o meio-ambiente. O homem retira do meio-ambiente tudo aquilo que ele precisa para a sua cômoda sobrevivência.
Porém o homem se esquece que esta interação ocorre a partir de uma interdependência, ou seja, o homem necessita do meio ambiente para sobreviver, mas, o meio-ambiente também necessita do bom senso do homem afinal o que se vê atualmente é uma interação de degradação. O homem criou uma interação pautada no individualismo, na falta de solidariedade, na competitividade, pouco se importando com o futuro. É a partir deste raciocínio que chegamos então na idéia de sustentabilidade.
Os professores devem estar atentos às condições presentes no cotidiano da escola, da comunidade em que os alunos estão inseridos, explorando-a criticamente. Os projetos de educação ambiental não devem somente serem executados apenas na semana de meio ambiente mas sim durante todo o processo educacional. Transformando a educação ambiental em um processo interdisciplinar e transdiciplinar.
Os alunos devem se apropriar do conceito de educação ambiental como uma ferramenta para transformação da sociedade que temos hoje. O consumismo desenfreado é um dos principais problemas relacionado à sustentabilidade já que os recursos naturais são finitos e com o consumo aumentando cada vez mais os conceitos de reaproveitamento, reciclagem e reutilização devem ser disseminados.
Além desses conceitos deve-se salientar as questões relacionadas a preservação e recuperação ambiental.
Para alunos de 1ª a 4ª série a primeira atividade relacionada a educação ambiental que se pode fazer é a construção de um terrário, nesta atividade os alunos podem verificar que a natureza é um meio totalmente equilibrado e que qualquer alteração pode causar o desaparecimento de espécies animais e vegetais.
O terrário simula uma mini-biosfera contando com todos os fenômenos naturais que podem ser observados pelas crianças tais como evaporação da água, precipitação da chuva, evolução dos animais e plantas presentes no terrário e que qualquer influência de fatores que possam interferir no equilíbrio desse mini-sistema vem a causar sérios impactos ao meio-ambiente do terrário.
Primeiramente o professor deve com a ajuda dos alunos, escolher qual ambiente ele deseja reproduzir no terrário, por exemplo, se for um ambiente seco deve-se colocar plantas que não precisem de muita água, se for um ambiente úmido deve-se escolher plantas que sejam resistentes a umidade, pode-se escolher também espécies animais que se adaptem bem ao ambiente do terrário. Esta atividade é bastante interessante para os alunos compreenderem como funciona o meio ambiente e como o equilíbrio entre diversos fatores é necessário para a manutenção da vida.
Além disso, os alunos compreendem como é a formação do subsolo, além de poder visualizar todas as camadas do solo com a possível formação de um lençol freático no terrário. Assim eles podem compreender como acontece o processo de contaminação das águas subterrâneas quando o lixo doméstico e industrial é disposto em locais não adequados.
Pode-se montar também um outro terrário evidenciando somente o problema da disposição do lixo em locais não adequados, assim o alunos podem visualizar o que acontece com o lençol freático. Para que o processo seja realmente observado pelos alunos pode recorrer ao uso de corantes para que eles percebam que realmente a água da chuva carrega as substâncias para o subsolo contaminando os lenços subterrâneos de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário