Quando abordamos o conceito de diversidade partimos do pressuposto que atualmente devemos estar preparados para a convivência em diversidade, devemos ser capazes de conviver com pessoas que pensam e agem de maneira diferente de nós.
Dentro do conceito de educação na diversidade não podemos deixar de discutir um assunto que atualmente se tornou uma polêmica entre professores: a inclusão. Hoje em dia a palavra incluir parece estar na moda, dizem que a inclusão é a única forma de acabar com as desigualdades na educação e que agindo dessa forma todos terão as mesmas oportunidades. Mas será que essa inclusão na verdade não se tornaria uma exclusão? Será que o sistema está preparado para funcionar dessa forma? Ou melhor, será que o sistema conseguirá se adequar? Se isso acontecer quanto tempo demorará até que se chegue a um nível adequado de capacitação?
Esse tema é bastante oportuno, pois, nas escolas da rede estadual do estado de São Paulo já se encontram casos de inclusão dentro da sala de aula sem que o professor tenha se quer sido capacitado para isso. Como o professor deve agir com uma sala de 35 alunos, 35 pessoas que pensam diferentes, agem diferentes e entre elas uma com necessidade especial?
Já que um dos temas do nosso curso é a educação inclusiva e que dentro da unidade 1 do módulo 2 a educação inclusiva é citada, fica aqui uma reflexão. A inclusão funcionará realmente como uma inclusão ou se tornará uma exclusão? Será que assim os alunos com necessidades especiais terão realmente a oportunidade de aprender, de se desenvolver, seja intelectualmente ou como pessoa, cidadão?
Na minha opinião a inclusão não resolverá esse problema e de repente se tornará apenas mais um “peso” para o professor que muitas vezes tem que ser professor, pai, psicólogo... Essa é apenas a minha opinião, e é claro, por ser uma opinião pode com o tempo sofrer mudanças. Afinal estamos aqui todos com o mesmo intuito, aprender cada vez mais e nesse processo de aprendizagem podemos mudar nossas idéias, opiniões, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário